domingo, 28 de abril de 2013

Qual a melhor idade para conhecer a Disney?


Por ser uma viagem tão ansiosamente aguardada, e por ser um destino com tanto a oferecer, realmente planejar a primeira viagem à Disney não é tarefa simples. Mas se for desmembrado em algumas perguntas simples, que exigem resposta antes mesmo de você telefonar para a agência de turismo, o planejamento se torna um pouco mais fácil.

Antes de mais nada, é muito importante comprar um bom guia de viagem e ler antes de fazer a reserva. Procure nas livrarias um guia com informações bem completas em português, tipo Fodor´s ou Frommer´s. Além disso, é claro, visite os sites dos principais complexos (Walt Disney WorldUniversal Orlando e Sea World) onde obterá informações atualizadas de preços, horários de funcionamento, mapas, descrição das atrações, etc. 

Tendo obtido informações básicas, você terá que responder às perguntas abaixo.


1. Em qual época vamos viajar?
Nem é preciso dizer que o ideal é ir fora dos meses de férias. Mas, a maioria das famílias com crianças só pode viajar durante as férias, então será que tem uma época, nas férias, que é melhor que as outras? A resposta é SIIIM. Os meses de janeiro e início de fevereiro são bem tranquilos lá na Disney, coisa que não acontece com julho. Julho é férias também nos EUA, e em alguns locais da Europa, além da América Latina inteira. Então as multidões nesse mês são inevitáveis. As filas chegam a 1 hora de espera fácil. O calor pode passar dos 35oC. Para piorar, tem o feriado de 4 de julho, Independência dos EUA, em que os parques ficam totalmente lotados.

Muita gente acha que ir a Orlando é sinônimo de ter que esperar na fila, mas não se você escolher janeiro (veja como ficam as filas clicando aqui no nosso post). As desvantagens: os parques aproveitam essa época para fechar algumas atrações para manutenção (veja o calendário de fechamentos no http://www.mousesavers.com/), e dependendo da sua sorte não vai conseguir ir aos parques aquáticos. A maioria funciona nessa época, mas se você der azar pode pegar temperaturas de até 5ºC, nada recomendável para piscina. Se, por outro lado, você der sorte, os dias podem chegar a 25ºC. De qualquer forma, a água é climatizada, então se estiver um solzinho e você não for muito friorento dá pra encarar!

Tem que tomar alguns cuidados ao escolher a semana certa em janeiro. Não vá no Natal e Reveillon (nem na primeira semana do ano), pois aí sim você vai pegar o parque bem cheio (mais do que em julho) e pagar uma fábula. Procure saber quando caem a Maratona da Disney, o feriado de Martin Luther King e o President´s Day. São três datas em que a Disney fica especialmente lotada de americanos, e americano faz a mesma quantidade de fila que qualquer outra nacionalidade! Fora esses dias, qualquer semana de janeiro e início de fevereiro é uma boa. O site http://www.allears.net/ fala sobre todas as coisas Disney e ainda traz calendários de frequência aos parques e dos feriados americanos.

2. Quantos dias devemos ficar?
Essa pergunta é crucial para você definir não só o período da viagem, mas também se vai se encaixar em algum dos pacotes das operadoras, se vai dar uma "esticadinha" até Miami ou Nova York, etc. A primeira coisa que você vai precisar decidir é quais parques vai querer visitar. 
A região de Orlando tem mais de 10(!) parques diferentes. Os amantes dos animais não vão querer perder o Sea World e talvez os parques aquáticos "irmãos", Discovery Cove e Aquatica. Mais afastado há o Busch Gardens, com atrações bem radicais. E a esses parques quase todos os anos são acrescentadas novas áreas ou novos parques. Ufa!
 Sea World

Em primeiro lugar, nem todos os parques exigem 1 dia inteiro de passeio. Para o Epcot é suficiente meio dia, se for com crianças pequenas; se quiser visitar os países ao redor da lagoa, aí um dia inteiro será necessário. O Hollywood Studios é um parque menor, que só tomará um dia todo se for um dia cheio, com longas filas.
 
 Epcot

                         Disney Hollywood Studios
Islands of Adventure pode ser visto em meio dia por quem só quer atrações radicais, ou por quem quer tudo menos atrações radicais. Se quiser todas as atrações, aí é melhor reservar o dia todo! Além disso, as novas atrações do Harry Potter atraem muita gente e têm longas filas, o que pode tornar seu tempo no parque bem maior. O Universal pode ser visitado no mesmo dia do Islands, caso você não faça questão de ver absolutamente tudo. Se estiver com adolescentes, aí precisará de 2 dias para ver os 2 parques.
Islands of Adventure

Universal 

Os parques aquáticos também não exigem um dia inteiro de passeio, e não vale a pena visitar todos, pois no final as atrações são bem similares entre si. Os entendidos preferem o Blizzard Beach, mas nunca chegamos a visitar nenhum deles. Se for no verão, pode passear em um dos parques menores de manhã e ir para um parque aquático lá pelas 4 da tarde.

Os parques Magic Kingdom (o que tem o castelo da Cinderela), Animal Kingdom, Sea World e Busch Gardens exigem um dia inteiro (ou quase inteiro) de visita, seja por seu tamanho, seja pela distância.
 Animal Kingdom
Magic Kingdom

Então, uma vez decididos os parques a visitar (de acordo com o gosto da família), e quanto tempo dedicar a cada um, você terá basicamente a duração de sua viagem. Acrescente ao total de dias mais 1,5 dia, para traslados, compras e para revisitar algum parque que a família tenha gostado mais.

3. Dormir: dentro ou fora do Walt Disney World?
Orlando tem uma infinidade de lugares para se hospedar. A primeira possibilidade que todo mundo considera é ficar dentro da Disney. As vantagens são realmente tentadoras: a chave do quarto é seu ingresso para os parques, você pode mandar entregar suas compras Disney no hotel, pode usar o sistema de transporte interno gratuitamente para se locomover, caso alugue um carro o estacionamento é grátis em todos os parques Disney, em alguns dias pode entrar nos parques antes de todo mundo (ou sair mais tarde), pode jantar ou tomar café-da-manhã com a Cinderela e o Tico e Teco... 


Os anúncios da Disney falam sobre All Stars e Pop Century, com preços populares. De acordo com o Unofficial Guide, os quartos nesses resorts têm cerca de 24 metros quadrados e possuem 2 camas queen. Descontando cerca de 4 metros para o banheiro. Podem ficar hospedados até 4 pessoas no mesmo quarto. É bem apertadinho, mas, nós gostamos muito. Por exemplo, o All Star resorts tem um total de 5400 quartos, ou seja, cerca de 15000 pessoas circulando no hotel todos os dias! Em Janeiro, esse número cai bastante e fica muito tranquilo.

Se você preza a conveniência de se hospedar dentro da Disney, então essas opções são ótimas. Afinal, são Disney, sinônimo de padrão e serviço.
 
Se você estiver disposto a gastar um pouco mais, os hotéis intermediários da Disney são uma boa opção. São caros, sim, mas você terá um ambiente infinitamente melhor que nos populares e um pouco mais de espaço. 

Agora se dinheiro não é problema para você, então fique hospedado em uma das Villas ou dos hotéis de luxo Disney, que você não vai se arrepender. Desde piscinas com fundo de areia até sua própria reserva particular com animais selvagens, você escolhe a fantasia, a Disney entrega. Cada hotel tem a sua. Para saber se um hotel Disney é moderado, intermediário ou luxo, basta acessar o setor de reservas do site da empresa, e lá todos os hotéis estão bem explicadinhos, divididos por categoria. 

Algumas pessoas optam por ficar na Disney porque querem sentir a magia do lugar. Se você é um desses e não se importa de ficar hospedado um pouco longe da ação propriamente dita, então escolha entre o Wilderness Lodge e o Animal Kingdom Lodge. São unanimemente apontados como os 2 hotéis mais bem decorados da Disney, lugares realmente mágicos.




Outra opção de hotéis muito populares entre os Disneymaníacos são os que têm estações de monorail, o trenzinho que liga os parques Magic Kingdom e o Epcot, como Grand Floridian (o mais caro do complexo), Polinesian, e Contemporary. A grande vantagem é o fácil acesso ao Magic Kingdom (parque sinônimo de "Disney" para a maioria das crianças).
Há hotéis de luxo fora da Disney também, inclusive alguns oferecendo mais luxo propriamente dito (espaço, equipamentos nos quartos, etc), mas não têm a ambientação dos hotéis da Disney.


4. Vamos de pacote ou por conta própria?
Existem várias opções nas agências de viagens para aqueles que querem fazer uma reserva para a Disney. Você comprar um pacote não quer dizer necessariamente que vai andar com um grupo. Vamos detalhar alguns dos tipos mais comuns de reservas:

- Grupos com guia saindo do Brasil: ideais para crianças desacompanhadas, pessoas que não sabem falar inglês, ou famílias cujos pais querem deixar as crianças com os guias e passear sozinhos (mesmo que por algumas horas). Esses grupos têm data de saída e chegada fixa, e uma vez em Orlando todos têm que seguir o mesmo itinerário, chegando e saindo dos parques em horários determinados. Normalmente esses pacotes usam hospedagens mais em conta e incluem os ingressos dos parques. Não é necessário dizer que a flexibilidade nesse caso fica bastante prejudicada. Além disso, conhecer cada parque em um grupo bem grande é muito mais complicado e demorado do que por conta própria.
- Pacotes fechados com operadora, sem guia: nesses casos, os passageiros não participam de um grupo, seguem por conta própria, mas normalmente no aeroporto são recebidos por um guia ou motorista, e encaminhados para seus hotéis. Às vezes incluem guia, mas não saindo do Brasil. Esse tipo de pacote frequentemente usa vôos fretados, e as opções de hotéis e datas de saída são limitadas.

- Pacotes fly and drive: você compra tudo através da agência aqui no Brasil, e quando entra no avião está por conta própria, mas é muito difícil algo dar errado nesses pacotes. Antes de embarcar, vai receber os vouchers para aluguel do carro, hospedagem, etc, e é orientado quanto a qual balcão se dirigir, localização do hotel, etc. Quando você chega lá, todas as reservas já estarão feitas, mas você tem a liberdade de decidir os dias e horários que vai aos parques e outros locais, quando e onde comer, quando voltar para o hotel, etc. Nesse caso não há grupo, é como se você estivesse viajando sozinho.


Se quiser ter organizar sua viagem com antecedência, veja este post e faça parte do nosso grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...